São duas especialidades interligadas, acompanhando a mulher ao longo de todas as etapas da sua vida.
Iniciando-se em geral no aconselhamento das jovens no início da sua vida sexual, em relação à prevenção das doenças de transmissão sexual, incluindo a vacinação para HPV, aos métodos contraceptivos adequados a cada caso.
Posteriormente, quando se planeia uma gravidez, em consultas pré -concepcionais, permitindo despistar e eventualmente corrigir patologias que possam influenciar a gravidez.
Mais tarde, perante uma gravidez, em consultas pré-natais, orientando e vigiando a sua evolução, eliminando ou resolvendo patologias associadas à gravidez, propondo os exames necessários para assegurar a saúde da mãe e do feto. Procurar dar respostas às naturais dúvidas, ansiedades e expectativas relativas a todas as modificações surgidas, quer físicas quer psicológicas, e muito especialmente em relação ao parto.
Ao longo da vida reprodutiva da mulher corrigindo disfunções sexuais, perturbações hormonais, infecções pélvicas ou situações de infertilidade.
Actuando na prevenção de doenças oncológicas, nomeadamente em relação à prevenção do cancro do colo do útero, pela realização de citologias (Teste de Papanicolau) periódicas. Aconselhando a auto palpação da mama, e mamografias/ecografias mamárias no sentido do diagnóstico precoce do cancro da mama.
Na mulher mais madura o ginecologista irá aconselhar/ajudar a mulher a ultrapassar, da melhor forma, eventuais perturbações associados à menopausa , prevenindo a osteoporose, corrigindo problemas de incontinência urinária, tendendo a melhorar a sua qualidade de vida.
Ao ginecologista cabe também ajudar na resolução de problemas emocionais, que acompanham muitas mulheres em diversas fases da vida.